Como vocês sabem, a tecnologia hoje em dia está lado a lado com o ser humano. Em tudo o que fazemos.
Mas a informação que vou postar nesta publicação é acerca de dispositivos de armazenamento.
Dispositivos de armazenamento é um dispositivo para armazenar dados/informação para mais tarde consultar.
Se forem pesquisar no google vai aparecer-vos vários tipos de dispositivos de armazenamento, porém estão todos interligados, até mesmo fazendo parte uns dos outros.
Contudo as bases(as mais importantes) são os dispositivos de armazenamento magnético, semicondutores e ópticos.
-Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e os mais utilizados por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, num pequeno espaço físico conseguir armazenar grande quantidade de dados.
Como exemplo de dispositivos de armazenamento por meio magnético, podemos citar os Discos Rígidos .

Os dispositivos de armazenamento magnéticos que possuem mídias removíveis normalmente não possuem capacidade e confiabilidade equivalente aos dispositivos fixos, pois sua mídia é frágil e possui capacidade de armazenamento muito pequena se comparada a outros tipos de dispositivos de armazenamento magnéticos.

-Os dispositivos de armazenamento semicondutores. Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos electrónicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.
Os dispositivos de armazenamento semicondutores podem ser encontrados com as mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória para câmaras digitais, e, mesmo os discos rígidos possuem uma certa quantidade desse tipo de memória funcionando.
-Os dispositivos de armazenamento ópticos são os mais utilizados para o armazenamento de informações multimédia, sendo amplamente aplicados no armazenamento de filmes, música, etc. Apesar disso também são muito utilizados para o armazenamento de informações e programas, sendo especialmente utilizados para a instalação de programas no computador.
Exemplos de dispositivos de armazenamento por meio óptico são os CD-ROMs, CD-RWs, DVD-ROMs, DVD-RWs etc.

A leitura das informações em uma mídia óptica se dá por meio de um feixe laser de alta precisão, que é projectado na superfície da mídia. A superfície da mídia é gravada com sulcos microscópicos capazes de desviar o laser em diferentes direções, representando assim diferentes informações, na forma de dígitos binários (bits). A gravação das informações em uma mídia óptica necessita de uma mídia especial, cuja superfície é feita de um material que pode ser “queimado” pelo feixe laser do dispositivo de armazenamento, criando assim os sulcos que representam os dígitos binários (bits).